domingo, 25 de outubro de 2009

Doenças transmitidas pela água

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% de todas as doenças que se alastram nos países em desenvolvimento são provenientes da água de má qualidade, pois a falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. No Brasil isso é muito grave, infelizmente mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada e um número de casas duas vezes e meia maior que esse não tem esgoto. Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.

AS PRINCIPAIS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA SÃO:

  • Diarréia infecciosa
  • Cólera
  • Leptospirose
  • Hepatite
  • Esquitossomose

DIARRÉIA INFECCIOSA



Se a pessoa vai muitas vezes ao banheiro e as fezes saem líquidas ou muito moles, ela pode estar com diarréia. A diarréia pode ser provocada por micróbios adquiridos pela comida ou água contaminada, por isso devemos comer sempre alimentos bem lavados e beber água filtrada ou fervida. Crianças e idosos correm maior risco de desidratação, por isso é preciso beber bastante líquidos para evitar a desidratação, que é muito perigosa.


É importante tomar também sais de reidratação oral, que são fornecidos pelos postos de saúde, os quais devem ser misturados em água. Na falta desses sais, podemos preparar e oferecer o soro caseiro, preparado da seguinte forma: em um copo com água fervida ou filtrada, dissolvemos uma pitada de sal e duas colheres de chá de açúcar.

A CÓLERA


A cólera é uma doença infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. Apresentando os seguintes sintomas: náuseas e vômitos; cólicas abdominais; diarréia abundante, esbranquiçada como água de arroz, podendo ocasionar a perda de até um litro de água por hora e cãibras.


Ela é transmitida principalmente pela água e por alimentos contaminados. Os casos de cólera podem ser fatais, se o diagnóstico não for rápido e o doente não receber tratamento correto, sua prevenção pode ser feita através de vacina e principalmente através de medidas de higiene e saneamento básico.




HEPATITE


É uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe.



A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientações médicas. Algumas formas de hepatite são transmitidas por água e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E). Outros tipos são transmitidos por transfusão de sangue (B, C) ou por relações sexuais. Quem já teve hepatite não pode doar sangue, já que o vírus às vezes continua no organismo, mesmo que não haja sintomas da doença.






ESQUITOSSOMOSE


É também chamada Xistosa, ou doença do caramujo. Ela é provocada por um verme chamado esquistossomo. Os vermes vivem nas veias do intestino e podem provocar diarréia, emagrecimento, dores na barriga, que aumenta muito de volume (barriga-d'água), e problemas em vários órgãos do corpo.



Os ovos do esquitossomo saem junto com as fezes da pessoa contaminada. Se não houver fossa ou rede de esgotos, eles podem chegar a água doce (lagos, lagoas ou riachos, margens de rios, etc). Além de tratar o doente com medicamentos, é necessário instalar um sistema de esgotos para impedir que os ovos atinjam a água. As pessoas precisam também ter acesso a água de boa qualidade e ser informadas sobre as formas de transmissão da doença.



O QUE VOCÊ PODE FAZER NA SUA CASA PARA EVITAR ESSAS DOENÇAS:

* Lavar bem os alimentos;







* Beber água filtrada ou fervida;









* Lavar as mãos antes das refeições e após utilizar o banheiro








FONTE: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php

Um comentário:

  1. É uma ótima iniciativa este blog pois, adverte para os cuidados essenciais que devemos ter com a utilização da água no nosso dia-a-dia. Parabéns!

    ResponderExcluir